A situação atual tem se mostrado extremamente favorável para as empresas brasileiras, devido à maior capacidade de financiar investimentos.
Para o setor de Bares e Restaurantes, as perspectivas também são positivas. Estudos sugerem que o setor está em crescimento no país, caracterizando-se em geral por empresas do tipo familiar.
Em outros setores da economia, observa-se uma forte tendência à automatização, entretanto, isso não é tão perceptível no setor de bares/restaurantes, onde as pessoas são indispensáveis para comprar, preparar e servir os produtos que serão consumidos, assim sendo, o setor emprega cerca de emprega cerca de 5,2 milhões de pessoas em todo país. De acordo com dados da revista Bares e Restaurantes, a participação no Produto Interno Bruto (PIB) é de 2,4 %. Historicamente esse setor cresce 50% mais que os índices gerais da economia, fato que se deve ao aumento contínuo do hábito de alimentação fora do lar acompanhado com lazer. Apesar de empregar mão-de-obra pouco qualificada, o setor atrai mais pessoal com qualificação, por exigência da modernização geral da sociedade.
O setor está em fase de crescimento e a cada dia surgem mais bares/petiscarias em nosso país acarretando concorrência, fazendo com que o consumidor seja beneficiado pelas várias opções, e obrigando os administradores do setor a buscar maneiras de se destacar perante seus concorrentes e serem notados pelos clientes e possíveis consumidores de seu serviço, a fim de manter-se no mercado competitivo.
O principal diferencial do Escritório Social Bar é o ambiente, por se tratar de um bar temático jamais visto em Fortaleza, cuja decoração remete ao universo de um Escritório. Onde poderemos ver, logo ao entrar no bar, as cadeiras giratórias, as mesas de reuniões, garçons trajando roupas sociais, e logicamente, a sala de “repouso”, relembrando de forma impecável o ambiente de trabalho.
Outro diferencial será a modernização do escritório, pois cada garçom contará com tablet, uma idéia totalmente nova, pois além de servirem para realizar e acelerar os pedidos melhorando assim a excelência do atendimento servirá também para acessar a internet, fazer interação entre as mesas e trazer lazer através de aplicativos para os clientes.
Fortaleza possui uma grande quantidade de bares, petiscarias, restaurantes e casas noturnas. Devido ao grande número de universidades, existe um grande público jovem na cidade, que se caracteriza como a população de maior freqüência nestes tipos de estabelecimentos.
Os concorrentes são considerados ameaças que podem ocasionar grandes problemas para qualquer negócio. Por isso o plano busca uma estratégia de diferenciação em relação a estes concorrentes. Foram identificados cinco concorrentes diretos, considerando o público-alvo, a localização e a proposta destes empreendimentos. Os principais concorrentes apontados foram: Docentes e Decentes, Sinuca, Churrascaria Assis, Colher de Pau e Sirigado. As maiores insatisfações reveladas pelos clientes entrevistados em relação aos bares de Fortaleza referem-se ao atendimento e à falta de um ambiente inovador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário